Razões Africanas

O show Caminhos Sonoros: Razões Africanas e os Ritmos Afro-Brasileiros é um percurso musical pelos ritmos  jongo,  ciranda,  coco,  samba e maracatu, com referência  em seus mestres, mestras e grupos tradicionais como Lia de Itamaracá, Ganhadeiras de Itapuã, Coco Raízes de Arcoverde,  Zé Luiz do Império, Jongo da Serrinha e o  Samba de Roda de Dona Dalva do Recôncavo Baiano

O show se desenvolve através da troca de cultura entre esses ritmos com um repertório genuíno de cada região. O grupo Razões Africanas, composto por Deli Monteiro, Cida Santana e Lazir Sinval, a partir da experiência de mais de 20 anos com todos esses ritmos e a convivência com seus mestres e mestras,  inicia o show fazendo uma saudação aos ancestrais com Avamunha e N’Zambi de Liceu Vieira Dias e ijexás como Filhos de Gandhy de Gilberto Gil, É Doxum (Vevé Calazans e Gerônimo), Eu e Água de Caetano Veloso e Razões Africanas de Lazir Sinval. O show continua com Maracatus como Zambiapungo de Roque Ferreira, Senhora do Rosário e Verde Mar de Navegar de Capiba, além de cocos como Quebradeira de Coco de Roque Ferreira lembrando as raízes do Coco Raízes de Arcoverde.

O show segue com samba de roda nos levando até Salvador e lembrando da Roda de Dona Dalva e Samba de Partido Alto com São José de Madureira de Zeca Pagodinho e Beto Sem Braço e Nos combates da Vida de Dona Ivone Lara, assim chegando no Rio onde mostramos o samba e jongo reverenciando mestre Zé Luiz do Império e  a mestra Tia Maria do Jongo,  cantando Vida ao Jongo de autoria de Lazir Sinval, além de outros. E a finalização do show acontece com as cirandas que promovem uma interação, em roda, com o público, tendo como inspiração mestra Lia de Itamaracá. “Caminhos Sonoros” abrange uma ampla gama de aspectos relevantes, que vão desde a autenticidade artística até a educação cultural e pesquisa de linguagem musical. Esses elementos combinados prometem criar uma experiência rica e impactante para o público.

plugins premium WordPress